SOCERGS
AMRIGS

Conheça a Campanha

A SEMANA DO CORAÇÃO é uma campanha informativa e educativa que tem o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre os cuidados com a saúde do coração. Promover a prevenção e a saúde esse é o nosso grande desafio. As doenças do coração hoje são as maiores causas de mortalidade no Brasil e o Rio Grande do Sul é o Estado mais acometido. Os gaúchos são os que possuem os maiores índices de obesidade, hipertensão, tabagismo e hipercolesterolemia. Algo tem que ser feito. 

Por isso que, por iniciativa da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul-SOCERGS, a Assembleia Legislativa criou a lei Estadual 130/2010 que instituiu a SEMANA DO CORAÇÃO, tomando como exemplo a campanha SEMANA DO CORAÇÃO de Cruz Alta que vem sendo realizada desde 2006. O principal objetivo da campanha é conscientizar os indivíduos quanto à presença e importância dos fatores de riscos cardiovasculares e formas de ações para a prevenção. Baseado neste aspecto, na última semana de setembro (de 23 a 27/setembro), serão realizadas várias ações informativas e educativas para revertermos esses dados negativos do povo gaúcho e entre essas ações foi elaborado esse programa virtual. 

O programa virtual SEMANA DO CORAÇÃO é uma ferramenta que foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a toda e qualquer pessoa física, estudantes, entidades, instituições, sindicatos, agremiações, associações, universidades, órgãos públicos entre tantos outros interessados para que possam ter acesso e participar da campanha. 

Com as informações contidas nesse programa virtual, você aprenderá que medidas muito simples, que mudanças muito fáceis podem reverter essa situação e mudar esses resultados, trazendo MAIS SAÚDE, MAIS VIDA ao povo Gaúcho. 

Descubram agora quais são essas medidas e mudanças!

 

Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos, consumir bebidas com moderação e não fumar. Estas são orientações de prevenção das doenças cardíacas. Conselhos que se costumava ouvir com freqüência, mas que só tem efeito a partir da conscientização das pessoas. E esse é o objetivo da SEMANA DO CORAÇÃO, conscientizar a população do risco de problemas desta natureza. A campanha Semana do Coração é uma iniciativa da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul/SOCERGS, com o objetivo de levar pequenas dicas, mas importantes para todos os gauchos. Já em Cruz Alta em sua 8° edição em 2013.  A Semana do Coração serve para se pensar na saúde pública, pois a partir dos dados que são coletados todos os anos através da campanha é possível acompanhar a evolução dos marcadores de mortalidade cardiovascular, além de auxiliar na educação da população e monitorar a saúde.

 

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESSA CAMPANHA

 

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no planeta.

 

 

Confira algumas dicas da Semana do Coração:

*O seu coração é o órgão responsável pelo bombeamento do sangue para todas as regiões do seu corpo, sendo essencial para a manutenção da sua vida.

*O funcionamento do coração é interferido por fatores de risco que, quando não controlados, prejudicam sua saúde.

Existem fatores de risco modificáveis ou reversíveis:

Existem fatores de risco não modificáveis ou irreversíveis:

 

 

 

FAÇA ABAIXO O DOWNLOAD DO MATERIAL INFORMATIVO DA CAMPANHA E FIQUE POR DENTRO

Anexos

Áudios

2014 © Semana do Coração